1 SAMUEL 17 - “Davi e Golias, uma batalha de propósitos”
Sermon • Submitted
0 ratings
· 4,627 viewsNotes
Transcript
· CAPTAÇÃO
Você já teve a sensação de não conseguir fazer algo porque não se achava capaz? Já te pediram para fazer algo que não faz parte da sua rotina? Você já conseguiu fazer algo improvável? Você já passou por situações desfavoráveis?
· INTRODUÇÃO
A história de Davi e Golias se passa em um contexto em que o povo de Israel estava em guerra contra os filisteus. O texto nos mostra um cenário em que um soldado filisteu está à procura de alguém capaz de derrotá-lo e assim dar por vencida a batalha. É nesse cenário que entra Davi, um jovem pastor de ovelhas que viera trazer mantimentos para os seus irmãos mais velhos, que estavam no campo de batalha, a mando do seu pai Jessé.
· DESENVOLVIMENTO
Na nossa vida, muitas vezes somos desafiados por Deus através de oportunidades e circunstâncias que exigem de nós uma condição que muitas vezes não temos, seja física, emocional ou até mesmo espiritual. Somos levados constantemente a desafios que nos fazem questionar a nossa capacidade de servir ou até mesmo de fazer parte de um determinado grupo, com isso, na nossa cabeça, é muito mais fácil na maioria das vezes ficarmos acanhados e receosos de nos envolvermos em algo que está sendo feito. A vida de Davi começa nos ensinando que Deus escolhe pessoas improváveis para Sua obra. No chamado de Davi, fica claro que idade, experiência e condição social não fazem parte dos critérios de Deus para a escolha de servi-lo. Seguindo esse pensamento, somos levados a pensar o porquê de estarmos onde estamos, o porquê de sermos escolhidos por Deus e como a nossa condição diante do que nos é proposto se encaixa no plano Dele. Com isso em mente veremos três formas de lidar com a nossa condição de pecadores diante de uma missão tão importante dada por Deus a cada um de nós.
1. DEUS MUITA VEZES NOS CHAMA PARA BATALHAS QUE NATURALMENTE PERDERÍAMOS. (vv.33-37)
Quando Davi chega no campo de batalha e se depara com a situação que estava acontecendo, naturalmente ele se sente incomodado com tudo e busca uma forma de ser o agente que traria uma solução para o conflito, porém, de forma igual, todos nós pensaríamos que essa batalha que estava por vir seria, no mínimo, injusta, dada a discrepância humana entre Davi e Golias. E são em situações como essas que nós normalmente paralisamos e achamos que tudo está desfavorável a nós, e que por mais que tenhamos vontade, isso só não basta, precisamos de algo mais. E é aí que Davi nos ensina a primeira lição. Apesar das nossas lutas muitas vezes para nós parecerem invencíveis, Deus nos leva por caminhos que mesmo sem percebermos, nos preparam para algo grandioso nas mãos Dele. Davi não era soldado, mas sabia que diante daquela situação conflitante, daquele desafio a sua frente, suas chances de vitória não eram muito esperançosas.
2. DEUS NOS CHAMA PARA NOS USAR COM O QUE TEMOS E COMO SOMOS (vv.38-40)
Quando pensamos em batalhas, guerras, pensamos logo em armas, força bruta, tecnologia e coisas desse tipo, porém, quando olhamos para o contexto de Davi vemos que, quando lhe são oferecidos os melhores recursos possíveis para a batalha que iria enfrentar, ele opta por algo que era de seu uso rotineiro, uma funda e um cajado. Poderíamos ficar pensando: mas se ele tinha recursos melhores, por que então usar coisas mais simples e aparentemente impróprias para uma batalha? E é daí que tiramos a nossa segunda lição: quando nos colocamos à disposição de Deus, Ele vai nos usar com o que somos e temos de melhor, com aquilo que nós temos como dons e habilidades, e vai aperfeiçoar isso em nós.
3. DEUS NOS CHAMA PARA SER ÚTIL EM UMA OBRA QUE É POR ELE E PARA ELE (vv.45-47)
Olhando toda a situação de Davi, podemos ver que o que ele se propôs a fazer, teve êxito porque Ele não se vangloriou de suas próprias forças ou habilidades para vencer o gigante. Quando Davi reconhece que a luta que estava prestes a enfrentar seria maior que ele em todos os sentidos, recorre a alguém que é maior não só que Golias, mas também do que toda e qualquer situação. Davi tinha consciência a quem ele servia e sabia que qualquer batalha em nome de Deus não tem a menor possibilidade de ser perdida. Davi mostra que antes de qualquer preparo, vale a submissão ao Deus que chamou para a batalha.
· APLICAÇÃO
o Não despreze totalmente a sua história, o seu passado. Deus é capaz de usá-lo para coisas importantíssimas ao longo de sua jornada.
o Não ache que o que você sabe fazer é inútil, se prontifique.
o Somos capazes de enfrentar qualquer batalha, não por nossas forças, mas porque tudo que fazemos é sobre Cristo em nós, e não sobre nós.
· CONCLUSÃO
Davi nos ensina a submissão a um Deus que é dono da história e do tempo e tem total controle sobre todas as coisas, inclusive sobre as nossas vidas. Aprendemos com ele que podemos ser úteis nas mãos de um Deus que faz dos mais improváveis grandes exemplos de fé, força e coragem e que está disposto a moldar qualquer um que se entregue como vaso para ser quebrado e moldado. Deus não precisa de mim nem de você, mas quer nos usar para Sua própria obra e glória, mesmo que isso para nós seja algo improvável ou humanamente impossível. Deixe-se ser usado por Deus, moldado e ensinado por Ele para que você viva e sirva com toda a sua vida e de todo o seu coração. (mencionar letra da música dos Arautos do Rei – Venha Servir).